sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O que é o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho é um exame feito em gotas de sangue colhidas do calcanhar do bebê e que pode detectar algumas doenças.

***
O Teste do Pezinho é um exame feito com algumas gotinhas de sangue, retiradas do calcanhar do bebê, e analisadas em laboratório. Ele tem o objetivo de detectar algumas doenças que a criança pode ter, antes que ela apresente algum sintoma. Assim, é possível realizar o tratamento antes que a criança fique doente, permitindo que ela tenha o melhor desenvolvimento possível.  Muitas vezes, o Teste do Pezinho não pode dizer se a criança realmente tem ou não tem uma determinada doença, mas ele é importante para indicar quais crianças devem realizar exames mais detalhados ou complexos para investigar possíveis problemas. As doenças pesquisadas no Teste do Pezinho podem ser genéticas (relacionadas com as informações no DNA da criança, que podem ou não ter sido passadas pelos pais), metabólicas (relacionadas com o funcionamento do organismo), endócrinas (relacionadas com os hormônios), entre outras. Alguns exemplos de doenças são detectadas por este teste são: hiperplasia adrenal congênita, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, fenilcetonúria e anemia falciforme. Quando o Teste do Pezinho indica que a criança pode ter alguma doença, o médico avalia se é necessário realizar mais algum exame para confirmar. A partir daí, o tratamento é feito de acordo com cada doença, podendo incluir medicamentos, alterações na alimentação, e acompanhamento regular com a equipe de saúde.

Referências: UpToDate [Internet]. Newborn screening. Informação atualizada em: 16 de dezembro de 2015. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 18 set. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!