segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quando iniciar o treinamento para retirada da fralda da criança?


Geralmente entre 1 ano e meio e dois anos de idade já se pode iniciar o treinamento para retirada da fralda da criança.

***
Crianças podem ter diferentes níveis de desenvolvimento e de maturidade do sistema nervoso. Entretanto, geralmente entre 1 ano e meio e dois anos de idade, já se pode iniciar a retirada do uso de fraldas. O momento adequado para início do treinamento depende da relação entre quem vai treinar (a criança) e o treinador (a mãe, o pai ou outro cuidador). O uso de penico, do troninho, ou do redutor de assento, quando do uso do vaso sanitário, é de muita importância para o conforto e para a sensação de segurança da criança, ou seja, para que ela não tenha medo de cair no vaso. Além disso, o uso do penico ou do troninho é importante porque a criança pode apoiar os pés no chão e isto facilita a eliminação do xixi e do cocô. Quando a criança consegue fazer o xixi e o cocô sem fraldas, ela ganha um sentimento de segurança e independência, e isto favorece o seu desenvolvimento. Quando a criança vai aprendendo a fazer o xixi e cocô sozinha, é importante orientá-la quanto à limpeza dos genitais. Deve-se orientar a higiene íntima nas meninas iniciando da frente (vagina) para trás (ânus).

Referência: [Dynamed]. Diaper dermatitis. Informação atualizada em dez de 2015. Disponível em:http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 15 de agosto de 2016.

Access Medicine [Internet]. Chang, Mary Wu . Neonatal, pediatric, and adolescent dermatology . In: Hay, W.W. Jr.,et al. eds. Fitzpatrick's Dermatology in General Medicine, 8ed. New York: McGraw-Hill; 2012. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 15 de agosto. 2016.

Autor do resumo:  Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!