sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Qual é o tratamento para rim multicístico displásico?



O paciente com rim multicístico displásico precisará de acompanhamento médico e, em alguns casos, necessitará de cirurgia para remoção do rim.

***
O plano de tratamento para rim multicístico displásico irá variar de bebê para bebê e de médico para médico. No passado, quando o diagnóstico não podia ser feito antes do nascimento, os rins eram removidos cirurgicamente simplesmente por existir massa abdominal no paciente. Hoje, com testes mais avançados (radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia), a maioria dos médicos concorda que a melhor maneira de cuidar desses bebês é observar o rim afetado para alterações de tamanho. O médico do também vai acompanhar de perto o outro rim para verificar a sua capacidade de filtrar o sangue. Se o bebê tem rim multicístico displásico, ele terá que passar por alguns testes, incluindo: ultrassonografia renal periódica para avaliar os rins; uretrocistografia miccional, que é uma radiografia especial que permite ver o rim e o esvaziamento da bexiga. O médico pode também recomendar testes adicionais. O urologista pediátrico (um médico especializado no tratamento de problemas do trato urinário em crianças) irá discutir estes testes com os familiares antes de serem feitos. Se o paciente tiver que ter o rim afetado removido, ele será feito através de uma cirurgia. O cirurgião irá discutir os riscos e benefícios do procedimento com os familiares antes de ser executada a cirurgia. A cirurgia não é feita logo após o nascimento. Em vez disso, os médicos irão acompanhar o paciente porque a maioria dos rins multicísticos vai encolher de tamanho. No entanto, os médicos podem recomendar uma cirurgia se o rim cresce ou começa a causar outros problemas, tais como interferir na respiração ou na alimentação. O paciente vai precisar de anestesia geral para a cirurgia. Na maioria dos casos, os bebês que passam por uma nefrectomia normalmente permanecem no hospital apenas uma noite, e se recuperam rapidamente. Um bebê com rim multicístico displásico somente de um lado, sem outros defeitos de nascimento, tem uma expectativa de vida normal. Uma criança com apenas um rim que funciona, vai precisar de acompanhamento médico para garantir que este rim permaneça saudável. Também é importante que o paciente limite a quantidade de sal e proteína na dieta, não pratique esportes de contato, para evitar lesões no rim saudável, mantenha um peso corporal ideal. É necessário praticar exercícios regularmente: isto é importante para todas as pessoas, mas é especialmente importante para as pessoas com um único rim. Também é fundamental verificar a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano.

Referência: Dynamed[Internet]. Multicystic dysplastic kidney. Atualizada em janeiro de 2011. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 21 de agosto de 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!