quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Qual é o tratamento para a miocardite aguda?


O tratamento da miocardite aguda dependerá de sua gravidade e de sua causa (se é viral, bacteriana, parasitária, autoimune, medicamentosa ou por intoxicação).

***
O tratamento da miocardite aguda dependerá de sua gravidade e de sua causa (se é viral, bacteriana, parasitária, autoimune, medicamentosa ou por intoxicação). Dependendo da situação, os médicos podem dar medicamentos para ajudar o paciente a respirar melhor, evitar o acúmulo de líquidos no corpo, ajudar o coração a bater corretamente (no ritmo certo e com a força adequada), evitar a formação de coágulos (sangue “coalhado”) dentro do corpo e ajudar a reduzir a inflamação do coração. O repouso também é indicado e as atividades físicas devem ser orientadas pela equipe de saúde. Algumas pessoas precisam respirar oxigênio até que haja melhora da miocardite. Em casos graves, pode ser necessária a internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI), e o paciente pode precisar de ajuda de aparelhos para respirar. A maioria dos pacientes com miocardite aguda se recupera completamente, sem sequelas. Entretanto, existem casos em que o coração pode permanecer com dificuldades por longo tempo. Quando a miocardite é grave, podem ser necessários outros tratamentos, como dispositivos para ajudar o coração a bater corretamente ou bombear o sangue, ou em alguns casos, até mesmo um transplante do coração (troca do coração doente por um sadio). Consultas regulares ao médico são necessárias mesmo após melhora da miocardite. Serão necessários também exames para verificar se o coração está funcionando dentro da normalidade ou se a miocardite causou algum problema ao coração.

Referências: UptoDate [Internet]. Patient education: myocarditis; the basics. (s.d.) Disponível em: http://www.uptodate.com/ Acesso em: 5 set. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!