quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Quais são os cuidados necessários com os pés de quem tem diabetes?


Os cuidados com os pés de um diabético incluem: higienizar os pés, observar a presença de lesões e usar calçados adequados.

***
As pessoas com diabetes têm um risco maior de desenvolver problemas nos pés. Isso acontece porque o diabetes pode diminuir a quantidade de sangue que circula nas extremidades do corpo, causar inchaço, e afetar os nervos responsáveis pela sensibilidade dos pés, diminuindo a sensibilidade à pressão, ao calor, a traumas físicos, e à dor. Assim, o paciente tem dificuldade de se proteger contra esses fatores, aumentando a chance de lesões nos pés. Além disso, o diabetes também diminui a capacidade do corpo de cicatrização e de combater infecções, dificultando a recuperação. Por isso, é muito importante o cuidado com os pés de quem é diabético a fim de prevenir que as lesões ocorram. Todos os dias, o paciente deve verificar seus pés para observar se há feridas ou cortes que não cicatrizam; inchaço; pele quente ao toque; mudança de cor; presença de calos; dor; e dormência. Além disso, deve fazer controle de peso, glicose, pressão arterial e colesterol; fazer repousos constantes das pernas e pés; não andar descalço; e evitar o cigarro. Também deve usar calçado bem ajustado, confortável, e que não cause atrito em nenhuma área, para evitar a formação de bolhas e feridas. Manter a higiene dos pés, por meio da lavagem diária, secagem cuidadosa, hidratação da pele seca e unhas aparadas, é um cuidado muito importante. O paciente diabético deve fazer acompanhamento médico regularmente, e informar ao profissional de saúde sobre qualquer alteração que tenha observado em seus pés. Quando os cuidados não são realizados adequadamente, o paciente pode sofrer consequências graves, como por exemplo, a amputação de dedos e pés.

Referência: Dynamed [Internet]. Diabetic foot. Informação atualizada em 02 de agosto de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 25 ago. 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!