terça-feira, 27 de setembro de 2016

O que é miocardite aguda?

Miocardite aguda é a inflamação de parte ou todo o músculo do coração, causada por diversos agentes, como micro-organismos, toxinas ou mesmo medicamentos.

***
Miocardite aguda é a inflamação de uma parte ou de todo o músculo do coração (chamado de miocárdio). Alguns vírus, bactérias e parasitas são atraídos pelo músculo cardíaco, causando nele uma reação inflamatória, que é uma resposta do nosso organismo tentando destruí-los. No entanto, quando essa inflamação é muito intensa, o músculo do coração se enfraquece não consegue mais bombear adequadamente o sangue para o restante do corpo, podendo causar sintomas como batedeiras ou dor no peito, desmaios, respiração acelerada, inchaço nas pernas, falta de ar, e até mesmo morte súbita. Geralmente, esses agentes (vírus, bactérias ou parasitas), alguns dias antes de causar a inflamação no coração, também causam inflamação em outros locais do corpo e a pessoa doente pode se queixar de diarreia, vômitos, dor na barriga, tosse, febre, dor no corpo, cansaço, perda do apetite, pequenos pontos vermelhos na pele, e dor nas juntas. A miocardite também pode ser causada por alergias a medicamentos e toxinas, reações a vacinas, ou ainda ocorrer em algumas doenças autoimunes (quando o nosso sistema de proteção por alguma razão ataca o nosso próprio corpo ao invés de protegê-lo). Assim, o diagnóstico de miocardite não é uma tarefa fácil pois seus sintomas iniciais são muito comuns a diversas outras doenças. Para o diagnóstico, sempre feito pelo médico, podem ser necessários: exame de sangue para detectar enzimas do músculo inflamado que aparecem no sangue, eletrocardiograma, radiografia do tórax (raio X do peito) para ver se há aumento do coração ou líquido nos pulmões, ecocardiografia (uma espécie de ultrassom do coração), ou até mesmo ressonância magnética e cateterismo cardíaco (no qual um tubo fino é passado pela veia da perna ou do braço até o coração), para fazer biópsia ou medir a pressão no interior do coração ou das veias.  Finalmente, se necessária, a biópsia do músculo do coração (retirada de um pequeno pedaço do músculo para detectar a inflamação por meio de um microscópio) é o exame que pode auxiliar na verificação da presença dessa condição.

Referências: UptoDate [Internet]. Patient education: myocarditis; the basics. (s.d.) Disponível em: http://www.uptodate.com/ Acesso em: 5 set. 2016.

UptoDate [Internet]. Clinical manifestations of myocarditis in children.  Informação atualizada em novembro de 2015. Disponível em:  http://www.uptodate.com/ Acesso em: 5 set. 2016

DynaMed [Internet]. Myocarditis. Informação atualizada em dezembro de 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos Acesso em: 5 set. 2016.

Myocarditis Foundation. Pediatric myocarditis. (s.d.) Disponível em: http://www.myocarditisfoundation.org/wp-content/uploads/MF_QuadfoldBro_Pediatric3-2015.pdf. Acesso em: 5 set. 2016

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!