sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Existem diferenças entre as fraldas descartáveis e as fraldas de pano?



Fraldas de pano são econômicas e esquentam menos os genitais dos bebês, sendo uma alternativa ao uso de fraldas descartáveis.

***
Um fator que contribuiu muito para facilitar os cuidados com a higiene em crianças foi a popularização do uso de fraldas descartáveis. Nos anos 40, em função da escassez do algodão, provocada pela guerra, foi lançada na Suécia a primeira fralda descartável no mundo. A fralda descartável, nos anos 50, era um artigo luxuoso, sendo usada apenas em ocasiões especiais. Seu alto custo não permitia atingir a maioria da população, e sua distribuição estava limitada a poucos países. Nos anos 60, a indústria de fraldas descartáveis se desenvolveu bastante, pois começou a compreender as necessidades das mães. Com a disseminação das fraldas descartáveis, algumas famílias, mesmo sem ter condições de comprar, demonstram muita ansiedade para adquirí-las e usá-las no seu bebê. Mesmo sabendo que a fralda descartável é um produto caro, não se deve usar a mesma fralda descartável durante todo o dia, pois isso pode provocar assaduras, e é muito desconfortável para a criança. Assim, é necessário verificar a fralda com frequência para avaliar o quanto a criança está fazendo de xixi e verificar se há a presença de cocô. Havendo xixi em grande quantidade ou cocô, a fralda deve ser trocada. Contudo, o tamanho da criança também interfere nesta troca, pois com o crescimento da criança as eliminações de xixi passam a ser maiores. Logo, a quantidade de fraldas necessárias para atender uma criança pode aumentar com o tempo. Uma alternativa para aquelas mães que são preocupadas com questões de meio ambiente ou que querem economizar na compra das fraldas descartáveis é aderir ao uso de fraldas de pano com capas protetoras. O uso destas fraldas poupa espaço nos aterros sanitários, economiza recursos naturais, são econômicas, utiliza menor quantidade de substâncias químicas, e esquenta menos os genitais dos bebês. A quantidade de fraldas de pano necessária para atender o bebê varia de acordo com a rotina da família e de quantas vezes por semana é possível lavá-las. Deve-se avaliar o seu tempo de secagem de acordo com as características de moradia da família.

Referência: [Dynamed]. Diaper dermatitis. Informação atualizada em dez de 2015. Disponível em:http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 15 de agosto de 2016.

Access Medicine [Internet]. Chang, Mary Wu . Neonatal, pediatric, and adolescent dermatology . In: Hay, W.W. Jr.,et al. eds. Fitzpatrick's Dermatology in General Medicine, 8ed. New York: McGraw-Hill; 2012. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 15 de agosto. 2016.

Autor do resumo:  Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!