segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Como dar banho no bebê?

O banho do bebê deve ser realizado com água morna e sabonete neutro no horário mais quente do dia. Óleos e talcos devem ser evitados.

***
A higiene corporal do recém-nascido e da criança é indispensável, pois evita o aparecimento de várias doenças. É importante que as mãos de quem cuida do bebê sejam sempre lavadas, com água e sabonete, antes de iniciar qualquer tipo de cuidado: o preparo e a oferta de alimentos, a amamentação, a troca de fraldas, ou o banho, pois bebês são mais frágeis e adoecem com mais facilidade. Em relação ao banho, o bebê poderá ser banhado desde o nascimento, mesmo antes da queda do cordão umbilical. Deve-se dar o banho no bebê no horário mais quente do dia, usando água morna. Existem termômetros próprios para medir a temperatura da água. Para quem não tem esse tipo de termômetro, a dica é colocar a parte inferior do antebraço, aquela onde a pele é mais macia, e sentir se a temperatura da água está adequada. O sabonete recomendado para o banho deve ser neutro. O banho deve ser iniciado pelo rosto, em seguida, deve ser lavada a cabeça e depois o corpo. Durante a lavagem da cabeça, deve-se evitar que a água escorra e entre nos ouvidos. Deve-se enxugar a pele do bebê sem esfregar, para evitar lesões. As dobrinhas devem ser enxugadas com cuidado para que não fiquem úmidas. O nariz e ouvidos podem ser limpos delicadamente com a ponta de uma fralda limpa. O uso de cotonetes deve ser evitado. Também deve-se evitar passar na pele do bebê óleos infantis, pois eles podem causar alergias. Não se recomenda o uso de talcos, pois pioram assaduras e podem ser aspirados (respirados) de forma acidental. O cuidador deve sempre verificar se as unhas do bebê estão curtas e limpas, para evitar arranhões e contaminação de alimentos e brinquedos. Em relação à boca do bebê, deve-se fazer a limpeza várias vezes ao dia, principalmente, antes de dormir, com a ponta de uma fralda limpa e umedecida com água. Ao longo do dia ou da noite, quando o bebê faz xixi ou cocô, deve-se lavar os genitais apenas com água corrente, ou limpar os resíduos de cocô e xixi com uma fralda umedecida com água, pois o excesso de sabão pode causar irritação de pele.

Referência: Access Medicine [Internet]. Chang, Mary Wu . Neonatal, pediatric, and adolescent dermatology . In: Hay, W.W. Jr.,et al. eds. Fitzpatrick's Dermatology in General Medicine, 8e. New York: McGraw-Hill; 2012. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 15 de agosto. 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!