terça-feira, 30 de agosto de 2016

Qual o tratamento para a atresia tricúspide?


O tratamento para a atresia tricúspide é feito com cirurgias para corrigir os defeitos do coração, além do uso de medicamentos e oxigênio.

***
O tratamento para a atresia tricúspide é cirúrgico, e cada caso depende dos tipos de malformações associadas que o coração do paciente possui. A cirurgia busca corrigir os defeitos para garantir que o corpo possa receber a quantidade adequada de sangue rico em oxigênio. Às vezes não é possível corrigir todos os problemas de uma única vez e o tratamento requer mais de uma cirurgia, ou então são necessárias cirurgias paliativas, que não corrigem totalmente o coração mas permitem que o paciente sobreviva com boa qualidade de vida. Além disso, existem idades mais adequadas para a realização dos procedimentos. A primeira cirurgia costuma ser indicada ao nascimento. Trata-se da colocação de um pequeno tubo que serve para levar o sangue para os pulmões, para que ele seja oxigenado. A segunda cirurgia geralmente é realizada por volta dos 6 meses de idade e a segunda, entre 2 a 4 anos de idade. O objetivo das duas últimas cirurgias é garantir a chegada do sangue nos pulmões, sem depender do tubo que foi usado na primeira cirurgia. O tratamento também deve ser feito com medicamentos e alguns pacientes precisam de oxigênio para amenizar alguns dos sintomas apresentados. O paciente deverá fazer acompanhamento com cardiologista durante toda a sua vida.

Referência: Dynamed [Internet]. Tricuspid atresia. Informação atualizada em 25 de janeiro de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 28 jul. 2016.

Autor do resumo:  Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!