terça-feira, 16 de agosto de 2016

Qual é o tratamento para síndrome de Turner?

O tratamento da síndrome de Turner é feito com cálcio, vitamina D e hormônios que ajudam a melhorar o crescimento e induzir a puberdade. 

***
O tratamento adequado da síndrome de Turner pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da paciente. O tratamento pode ser feito com hormônios. Os hormônios podem ajudar a melhorar o crescimento da menina e induzir a puberdade.  Além disto, também pode ser indicada suplementação de cálcio e vitamina D. A recomendação do tratamento com medicamentos, bem como dose, forma de administração e idade adequada para iniciá-lo devem ser feitos após uma avaliação médica. Para aliviar o inchaço dos pés e das mãos, a paciente pode fazer massagem e repouso, deixando as pernas para cima, além de usar meias elásticas, fazer exercícios físicos moderados, e ter um cuidado maior com a pele e com as unhas. A paciente com síndrome de Turner deverá fazer acompanhamento médico frequente para monitorar pressão arterial, peso e altura, além de alterações no nariz, orelha, garganta, ouvido, olhos, dentes, fígado, tireoide e coração. Um acompanhamento multiprofissional é muito importante para avaliar e tratar os aspectos relacionados à aprendizagem e às habilidades sociais.

Referência: Dynamed [Internet]. Turner syndrome. Informação atualizada em 24 de abril de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 21 jul. 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!