quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Qual é o tratamento para a apneia obstrutiva do sono?


O tratamento da apneia obstrutiva do sono pode ser feito com medidas para redução do peso corporal, medicamentos, uso de aparelhos durante o sono, ou cirurgia.

***
O tratamento da apneia obstrutiva do sono pode ter diversas abordagens, dependendo de qual é a causa do problema. Um profissional de saúde pode determinar qual tipo de tratamento funciona melhor para cada caso. Se o paciente estiver acima do peso ideal, é preciso fazer um tratamento adequado para perda de peso, já que a obesidade é causa importante de apneia obstrutiva do sono. Alguns medicamentos podem ajudar nos sintomas da obstrução do ar, quando o paciente tem alergia respiratória (rinite alérgica), mas devem ser prescritos pelo médico. Um equipamento para ser usado durante o sono, chamado CPAP (sigla que significa pressão positiva contínua na via aérea) pode ser muito eficaz. Durante o sono, o paciente usa uma máscara bem ajustada sobre o nariz ou sobre o nariz e a boca, o equipamento faz uma pressão para que o ar seja empurrado através do nariz e da garganta, não permitindo que a obstrução aconteça. O CPAP melhora muito a qualidade do sono do paciente com apneia obstrutiva do sono. Caso nenhum destes tratamentos funcione, pode ser necessário fazer uma cirurgia em uma parte do nariz ou da garganta.

Referência: [Dynamed]. Obstructive sleep apnea (OSA) in children. Informação atualizada em 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 21 de junho de 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!