quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Qual é o tratamento da anemia por deficiência de ferro?



O tratamento da anemia por deficiência de ferro é feito com alimentos ricos em ferro e em vitamina C e com medicamentos contendo ferro.

***
O tratamento da anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é feito, na maioria dos casos, por meio de uma dieta adequada e com medicamentos por via oral. A dieta deve incluir alimentos ricos em ferro, tais como: carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, feijão, ervilha, agrião, rúcula, couve, espinafre, entre outras. É importante também que o paciente complemente a dieta com alimentos que contenham vitamina C, como as frutas cítricas, como laranja, limão ou abacaxi, porque a vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro pelo organismo. Além disso, pode ser necessário aumentar a ingestão de ferro através de medicamentos, que devem ser prescritos pelo médico, após uma avaliação do caso. Quando a causa da anemia for um sangramento, mesmo que pequeno, outras formas de tratamento podem ser necessárias para controlá-lo.

Referência: Dynamed [Internet]. Iron deficiency in children (infancy through adolescence). Informação atualizada em 03 de junho de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 05 jul. 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!