sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O que é dermatopolimiosite juvenil?



Dermatopolimiosite juvenil é uma doença em que o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, afeta os músculos e a pele do paciente.

***
A dermatopolimiosite é uma doença que afeta a pele e os músculos do paciente. Nesta doença, acontece um desequilíbrio no sistema imunológico, ou de defesa do organismo, que, em vez de atacar apenas os agentes perigosos para a saúde, como vírus e bactérias, passa a atacar também algumas células saudáveis do próprio corpo. Quando acomete crianças e adolescentes, a doença é chamada de dermatopolimiosite juvenil. Crianças e adolescentes com dermatopolimiosite juvenil costumam se queixar de cansaço, dor muscular, sensação de fraqueza para movimentar os braços (dificuldade para pentear cabelos, apanhar objetos em estantes) e pernas (dificuldade para subir escadas), dificuldades para falar, além de aparecimento de manchas avermelhadas e descamativas em pálpebras, dedos das mãos, cotovelos, joelhos e tornozelos, ou ainda caroços (por acúmulo de cálcio embaixo da pele) na região de sobrancelhas, joelhos e dedos, dor nas juntas (articulações) dos dedos, cotovelos, joelhos, ou outras, e ainda febre. O diagnóstico da dermatopolimiosite juvenil é feito a partir dos sintomas musculares e de pele, que são típicos da doença, somados a exames de sangue, exames de imagem (como ressonância magnética ou ultrassonografia) e de função muscular (eletromiografia). Ainda não se sabe ao certo o que causa essa doença, mas nota-se que a infecção por alguns tipos de vírus (como os enterovírus) pode favorecer o desequilíbrio do sistema de defesa e causar o início dos sintomas em crianças que já tinham tendência para a dermatopolimiosite. Crianças com outras doenças musculares prévias também têm maiores chances de desenvolver a dermatopolimiosite durante a vida. Além disso, crianças e adolescentes do sexo feminino, e crianças filhas de pais portadores de diabetes mellitus tipo 1 ou de lúpus eritematoso sistêmico, costumam ser mais afetadas pela doença.

Referência: Dynamed[Internet]. Dermatomyositis. Informação atualizada em 11 de abril de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 17 de julho de 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!