quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O que é a apneia obstrutiva do sono em crianças?


Apneia obstrutiva do sono é um problema que prejudica a respiração durante o sono, causando roncos, pausas na respiração, sono perturbado e cansaço diurno.

***
A apneia obstrutiva do sono é um problema que prejudica a respiração. O paciente pode ter um bloqueio total ou parcial da passagem de ar para os pulmões, várias vezes durante sono. Isso acontece por causa de diversos fatores como, por exemplo, diminuição ou perda da força dos músculos da faringe (garganta), fatores individuais do paciente (como ter a garganta ou a traqueia estreitos), problemas neurológicos (levando a problemas no controle da respiração) e, principalmente, alergia respiratória e obesidade. O paciente com alergia respiratória (rinite alérgica) pode apresentar crescimento de tecidos do nariz (adenoide) que obstruem a passagem do ar pelo nariz. O paciente obeso apresenta acúmulo de gordura nos tecidos do pescoço, e isto também pode atrapalhar a passagem do ar na garganta. Por causa disto, o paciente não consegue respirar normalmente: apresenta roncos ou suspiros e pausas na respiração, acorda frequentemente, tem um sono perturbado e frequentemente passa a fazer xixi na cama. O paciente com apneia obstrutiva do sono pode acordar com dor de cabeça e, ao longo do dia, devido ao cansaço, pode dormir sentado, ter sonolência, dificuldade de aprendizagem na escola e dificuldade em manter a atenção. Muitas vezes o paciente portador de apneia obstrutiva do sono não percebe que tem o problema. Os pais precisam ficar atentos a estes sintomas e informar o médico durante as consultas de rotina. Se a apneia obstrutiva do sono não for tratada, o paciente pode ter consequências como perda da qualidade de vida, dificuldade no crescimento, pressão alta, entre outras.

Referência: [Dynamed]. Obstructive sleep apnea (OSA) in children. Informação atualizada em 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 11 de julho de 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!