quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O que é a anemia por deficiência de ferro?



Anemia por deficiência de ferro é um tipo de anemia provocada pela diminuição de ferro no corpo, principalmente por causa da alimentação inadequada.

***
A anemia por deficiência de ferro, também chamada de anemia ferropriva, é um tipo de anemia provocada pela diminuição da quantidade de ferro no organismo. O ferro é importante para que o corpo possa produzir uma substância chamada hemoglobina. Ela é a responsável por transportar o oxigênio no sangue e dá cor aos glóbulos vermelhos do sangue. Quando os níveis de ferro estão baixos, a produção da hemoglobina também fica comprometida. Assim, se o paciente tem pouco ferro, terá pouca hemoglobina, e consequentemente, pouco transporte de oxigênio. O oxigênio é fundamental para o funcionamento de todas as células, de todas as partes do corpo. A anemia então pode causar fraqueza, cansaço, sono, batimentos acelerados do coração, e pele, boca e olhos com cor mais esbranquiçada ou pálida. Algumas pessoas também podem ter vontade de comer terra ou giz. A anemia por deficiência de ferro é muito comum em crianças e pode ocorrer devido à perda de sangue (em sangramentos, por exemplo), à redução da absorção de ferro pelo intestino, ou a uma alimentação inadequada, pobre em alimentos que contenham ferro. Esta última é a principal causa de anemia ferropriva em bebês e crianças.

Referência: Dynamed [Internet]. Iron deficiency in children (infancy through adolescence). Informação atualizada em 03 de junho de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 05 jul. 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!