quarta-feira, 13 de julho de 2016

Qual é o tratamento para o diabetes mellitus tipo 1?



O tratamento do diabetes mellitus tipo 1 consiste em injeções de insulina e uma dieta saudável, evitando-se alimentos muito doces ou com grande quantidade de açúcar.

***
O diabetes mellitus tipo 1 não pode ser curado, mas pode ser tratado com sucesso. Pessoas com melhor controle da glicose (açúcar no sangue) têm menos complicações associadas ao diabetes a longo prazo. Os objetivos do tratamento para o diabetes tipo 1 são: manter o nível de glicose no sangue o mais próximo possível do normal, e reduzir fatores que possam aumentar o risco de desenvolver complicações. É provável que o paciente precise monitorar seus níveis de glicose em casa, usando um aparelho especial. O nível de glicose no sangue poderá ser medido em diferentes momentos do dia: após uma refeição, durante e após o esporte ou exercício vigoroso, quando o paciente achar que está com um episódio de baixa glicose no sangue (hipoglicemia), ou quando o paciente estiver com outra doença (por exemplo, um resfriado ou infecção). Para ficar bem e saudável o paciente precisará de injeções de insulina por toda vida. O médico ou enfermeiro darão uma série de conselhos e instruções sobre como e quando fazer uso da insulina. A maioria dos pacientes necessita de 2 a 4 injeções de insulina por dia. Assim, o tipo e a quantidade de insulina que o paciente precisa podem variar. O paciente precisa saber como equilibrar a quantidade certa de insulina para a quantidade de alimento que come e as atividades físicas que faz. Por isso, normalmente, deve ser avaliado por um nutricionista para que receba orientações sobre sua alimentação. A atividade física regular, realizada com o acompanhamento de um profissional de educação física, poderá auxiliar o paciente a manter ou reduzir seu peso corporal, conforme a recomendação médica.

Referência: Dynamed [Internet]. Diabetes mellitus type 1. Atualizado em jan. 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 26 jan. 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!