sexta-feira, 22 de julho de 2016

Qual é o tratamento para insuficiência renal crônica em crianças?



O tratamento para a insuficiência renal inclui diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal), uso de medicamentos, e transplante de rim.

***
O tratamento para a insuficiência renal crônica consiste em substituir as funções que os rins não são mais capazes de fazer. A eliminação de substâncias indesejadas (escórias) e de água do organismo pode ser realizada por meio de diálise. Os principais tipos de diálise são: hemodiálise e diálise peritoneal. Os objetivos da diálise são retirar as substâncias indesejadas do sangue e remover o excesso de água. Na hemodiálise, que pode ser realizada em regime hospitalar ou ambulatorial, a filtração é realizada usando um aparelho, o dialisador. O dialisador é uma espécie de filtro por onde o sangue passa e é filtrado. No caso da diálise peritoneal, um líquido é colocado dentro da barriga do paciente, através de um tubo. Este líquido, em contato com a membrana interna da barriga, chamada de peritônio, retira do sangue as escórias e o excesso de água. Este líquido é depois retirado da barriga pelo mesmo tubo. O tratamento da pressão alta, da acidez no sangue, e da anemia pode ser feito com medicamentos prescritos pelo médico nefrologista. A necessidade de tratamento interfere nos planos da família, e problemas como o tempo gasto em diálise, tempo para outras atividades, além de complicações da doença. Outra possibilidade para o tratamento da insuficiência renal crônica é o transplante renal. Um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado para um paciente portador de insuficiência renal crônica. Através de uma cirurgia, esse rim é implantado no paciente e passa a exercer todas as funções suas normais. O transplante renal é considerado a alternativa mais completa de substituição da função renal, tendo como principal vantagem uma melhor qualidade de vida, pois o transplante renal garante mais liberdade na rotina diária do paciente.

Referência: Dynamed [Internet]. Chronic kidney disease (CKD) in children. Informação atualizada em  junho de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 27 jun. 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!