terça-feira, 26 de julho de 2016

Qual é o tratamento para a hidrocefalia?



O tratamento mais usado nos casos de hidrocefalia é transportar o líquido cefalorraquidiano que está em excesso na cabeça para a barriga.

***
O tratamento da hidrocefalia tem por objetivo transportar o líquido cefalorraquidiano, que está em excesso na cabeça, para dentro da barriga. Isto é chamado de derivação ventrículoperitoneal. Esta processo é realizado por meio de uma cirurgia, em que um tubo bastante fino e maleável é colocado dentro das cavidades cerebrais (ventrículos) onde está alojado o líquor. O restante desse mesmo tubo é passado por baixo da pele até a barriga, e o líquor é, então, drenado para lá, onde é absorvido pelo organismo. Esse sistema é conectado a uma válvula que regula a quantidade adequada de líquor a ser drenada, visto que o líquor é importante para o sistema nervoso e não pode ser drenado por completo. Além deste tipo de tratamento, existe também a possibilidade de realizar uma cirurgia de alívio, usando um aparelho conectado a uma câmera de televisão, em que o cirurgião aumenta o espaço natural de drenagem do líquor. Após o tratamento, as crianças com hidrocefalia muitas vezes ficam perfeitamente saudáveis e capazes de viver normalmente. Entretanto, se não for tratada, a hidrocefalia pode causar danos neurológicos irreversíveis e até mesmo causar a morte. Por isso, é fundamental que todas as gestantes realizem o pré-natal adequado. Assim, os casos de hidrocefalia poderão ser diagnosticados e tratados com mais rapidez e segurança.

Referência: Dynamed [Internet]. Hydrocephalus in children. Informação atualizada em 21 de dezembro de 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 24 jun. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!