segunda-feira, 4 de julho de 2016

O que é refluxo gastroesofágico?



O refluxo gastroesofágico é uma condição em que parte do alimento que está no estômago volta para o esôfago e às vezes até a boca, com ou sem vômito.

***
O refluxo gastroesofágico é uma das queixas mais frequentes em consultórios de pediatria. O refluxo gastroesofágico ocorre quando parte do alimento que está no estômago volta para o esôfago e, às vezes, até a boca, com ou sem vômito. É um processo considerado normal, que ocorre várias vezes ao dia em bebês, crianças, adolescentes e adultos. O refluxo é considerado normal, ou fisiológico, quando causa poucos ou nenhum sintoma. Por outro lado, quando o paciente apresenta sintomas, diz-se que tem a doença do refluxo gastroesofágico. Os sintomas desta doença são variados, o que dificulta o seu diagnóstico. Os sintomas mais comuns da doença do refluxo gastroesofágico são: regurgitações e/ou vômitos, irritabilidade, choro excessivo, recusa alimentar, entre outros. Em crianças de faixa etária mais avançada, são observados sintomas semelhantes aos encontrados em adultos, como azia (sensação de dor ou queimação no centro do peito) e regurgitações e/ou vômitos frequentes. Em alguns casos, os sintomas podem passar despercebidos pelos pais ou cuidadores, mas pode ser observado por um profissional de saúde. Dessa forma, é importante que toda criança e adolescente faça acompanhamento com um pediatra, a fim de que esse profissional de saúde possa observar a criança, fazendo uma orientação adequada e, se for o caso, apresentando, opções de tratamento.

Referência: Dynamed [Internet]. Gastroesophageal reflux disease (GERD) in infants. Informação atualizada em jul. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 28 jan. 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!