quinta-feira, 28 de julho de 2016

O que é narcolepsia e como tratá-la?


Narcolepsia é um distúrbio do sono em que o paciente apresenta fortes ataques de sono durante o dia, sendo tratada com medicamentos e mudanças no comportamento.

***
Narcolepsia é um distúrbio do sono em que a pessoa apresenta ataques incontroláveis de sono durante o dia. Os ataques de sono surgem de repente e em situações variadas como, por exemplo: dentro de um ônibus, durante uma consulta médica, trabalhando com máquinas ou, até mesmo, dirigindo um automóvel numa rodovia. Portanto, apesar de não se tratar de uma doença grave, a narcolepsia pode por em risco a vida de quem sofre de tal distúrbio. Não se sabe ainda qual a causa da narcolepsia. Percebe-se, entretanto, que a maior parte dos pacientes que desenvolve narcolepsia apresenta os primeiros sinais da doença entre os 15 e os 35 anos de idade. Para fazer o diagnóstico de narcolepsia, o médico, após suspeitar da doença através relato do paciente, poderá solicitar dois exames: a polissonografia e o teste de latências múltiplas. Esses dois exames são indolores e auxiliam muito no estudo e na compreensão da atividade cerebral durante o sono e durante a vigília (período em que se está acordado). Se confirmado o diagnóstico de narcolepsia, será indicado um tratamento com medicamentos para diminuir os ataques de sono. O tratamento da narcolepsia é longo e não cura o distúrbio. Contudo, se realizado corretamente, pode reduzir bastante os sintomas e melhorar de forma significativa o dia-a-dia do paciente. É também interessante que o paciente com narcolepsia adote mudanças comportamentais como, por exemplo, tirar cochilos durante o dia. Essa simples medida costuma amenizar bastante os sintomas do sono diurno e melhorar a qualidade de vida do indivíduo com narcolepsia.

Referência: Dynamed [Internet]. Narcolepsy. Informação atualizada em 4 de janeiro de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 01 jul. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!