terça-feira, 21 de junho de 2016

Qual é o tratamento para transtorno hipercinético em crianças?


O tratamento para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade inclui uso de medicamentos estimulantes e intervenções psicossociais.

***
O tratamento do transtorno hipercinético ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) requer uma abordagem global e interdisciplinar, que inclui tratamento com medicamentos e intervenções psicossociais. A maioria dos especialistas considera os medicamentos estimulantes como a melhor forma de tratamento. Estes medicamentos são considerados seguros e capazes de proporcionar benefícios significativos em curto espaço de tempo. O medicamento mais conhecido para o tratamento do TDAH é o metilfenidato, mais conhecido como Ritalina®. Este medicamento traz consigo grande estigma, muitas vezes injustificado. A indicação deste medicamento para o TDAH pode encontrar resistência por parte dos pais, que podem acreditar que o medicamento possa fazer mal, ou que o paciente irá ficar dependente. Essa relutância pode ser reduzida por meio de uma discussão clara em relação aos benefícios da medicação e a proposta de uma experiência de tratamento, por um período curto de tempo, como um ou dois meses, com interrupção caso os efeitos não sejam satisfatórios. As intervenções psicossociais visam modificar aspectos da rotina em casa e das atividades na escola.

Referência: Dynamed [Internet] Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in children and adolescents. Informação atualizada em 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 30 maio 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!