quarta-feira, 29 de junho de 2016

Qual é o tratamento para o lúpus eritematoso sistêmico?


O tratamento para o lúpus eritematoso sistêmico é feito com medicamentos antimaláricos, anti-inflamatórios e imunossupressores.

***
O tratamento para o lúpus eritematoso sistêmico é baseado em medicamentos que diminuem a atividade inflamatória no organismo e diminuem os sintomas da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente. Desta forma, a doença pode ser controlada, mas não curada. Os principais medicamentos utilizados no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico são os medicamentos antimaláricos (os mesmos utilizados no tratamento da malária), os anti-inflamatórios e os imunossupressores. Um dos medicamentos antimaláricos mais conhecidos e mais utilizados no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico é a cloroquina. Estes medicamentos costumam reduzir de forma significativa os sintomas do lúpus, sem causar efeitos indesejáveis para o organismo. Entretanto, devem ser evitados em casos de comprometimento dos olhos. Outros medicamentos bastante utilizados no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico são os anti-inflamatórios, como os corticosteroides. Além disso, podem-se usar ainda medicamentos específicos, a depender da parte do corpo que esta sendo acometida. Em casos mais graves, utilizam-se inclusive medicamentos imunossupressores, que são capazes de enfraquecer o sistema imunológico, controlando assim os sintomas da doença. Pacientes que não apresentam melhora com as terapias citadas podem vir a se beneficiar de um transplante de células tronco. Além do tratamento com medicamentos, é fundamental que os pacientes com lúpus eritematoso sistêmico adotem um estilo de vida saudável para evitar problemas cardíacos e vasculares, que mantenham uma alimentação saudável e balanceada, e que pratiquem exercícios físicos. Além disto é importante que não fumem, que evitem expor a pele ao sol e que busquem suporte psicoterápico, principalmente no caso de sintomas emocionais que podem surgir com o lúpus, como as alterações de humor.

Referência: Dynamed [Internet]. Systemic lupus erythematosus. Informação atualizada em 16 de março de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 21 maio 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!