segunda-feira, 13 de junho de 2016

Qual é o tratamento para febre Chikungunya?



Os sintomas da Chikungunya são tratados com medicação para febre e dores articulares. O paciente deve ficar em repouso absoluto e beber líquidos em quantidade.

***
Até o momento, não existe vacina ou tratamento específico para febre Chikungunya. Assim, tratam-se os sintomas, bem como recomenda-se a hidratação e o repouso. O medicamento de escolha para o tratamento da dor e da febre é o paracetamol, podendo ser utilizada também a dipirona. Nos casos de dor que não melhora com o uso de dipirona e paracetamol, podem ser utilizados outros analgésicos, sob prescrição médica. Como a doença pode facilmente ser confundida com a dengue, os medicamentos anti-inflamatórios e aqueles contendo ácido acetilsalicílico (aspirina) não devem ser utilizados na fase aguda da doença. Recomenda-se a utilização de compressas frias como medida de controle da dor nas articulações afetadas, a cada 4 horas, por 20 minutos. É necessário estimular a hidratação oral dos pacientes, ou seja, o paciente precisa beber 2 litros de líquidos por dia. Existem evidências de que o repouso é um fator muito importante. Deve-se evitar atividades que sobrecarreguem as articulações, e repousar em uma posição confortável. Além dos cuidados anteriores é importante que o paciente seja orientado sobre a doença, suas fases, da possibilidade da persistência dos danos articulares, dos riscos da automedicação, dos sinais associados à gravidade e dos cuidados no domicílio. A prevenção da febre Chikungunya é a mesma da dengue: é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança. Deve-se adotar ações de eliminação de focos do mosquito nas áreas próximas à residência e ao local de atendimento dos pacientes.

Referência: Dynamed [Internet]. Chikungunya fever. Informação atualizada em abril de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 18 de maio de 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!