segunda-feira, 6 de junho de 2016

O que são queimaduras?



Queimaduras são lesões geradas pela exposição a agentes externos que destroem a pele e, em alguns casos, a camada de gordura, músculos, tendões e ossos.

***
Queimaduras são lesões da pele geradas pela exposição a agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, causando desde uma área vermelha e dolorosa até a destruição parcial ou total da pele e, em alguns casos, também pode atingir níveis mais profundos como a camada de gordura, músculos, tendões e ossos. Podem ser classificadas de acordo com a profundidade. A queimadura de 1º grau é aquela que atinge apenas a parte mais superficial da pele (chamada de epiderme), causando vermelhidão e dor. A queimadura de 1º grau não forma bolhas. A cicatrização total ocorre num período de 5 a 10 dias. A queimadura de 2º grau provoca danos em uma camada um pouco mais profunda da pele (chamada de derme), provocando bolhas, muita dor e, às vezes, sangramento. Quando a bolha estoura, e a pele que está embaixo tem uma coloração rosa e úmida, isto significa que houve uma queimadura parcial desta camada da pele e, por isso, ela cicatriza em até 14 dias. Entretanto, se a pele abaixo da bolha tem cor vermelha intensa ou esbranquiçada, houve uma queimadura mais profunda da derme e sua recuperação pode levar até três semanas. A queimadura de 3º grau afeta todas as camadas da pele e vai além, atingindo outras partes mais profundas. Os sintomas de uma queimadura de 3º grau são: ausência de bolhas; presença de uma placa branca, marrom ou negra, parecendo uma carapaça dura; ausência de sangramento. Este tipo de queimadura não cicatriza sozinho, precisando de cirurgia na maioria dos casos. Os principais agentes causadores de queimaduras são os líquidos quentes (leite, café, sopa, água da banheira); líquidos combustíveis (álcool de limpeza, álcool de posto, gasolina, óleo); chama direta; fogos de artifício; superfícies aquecidas (ferro de passar, panelas, tampa do forno e lateral do fogão); eletricidade (fios, tomadas); radiação (do sol; de tratamento de radioterapia para câncer); e produtos químicos (soda para fazer sabão caseiro, alguns produtos de limpeza).

Referência: Dynamed [Internet]. Minor burns. Informação atualizada em 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 03 de junho de 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!