sexta-feira, 24 de junho de 2016

O que é osteossarcoma?


O osteossarcoma é um tipo de câncer que, geralmente, ocorre em crianças e adolescentes, originando-se em ossos longos como o fêmur e a tíbia.

***
O osteossarcoma é um tipo de tumor maligno que é originário de um osso do corpo, ocorrendo principalmente na adolescência, fase da vida em que os ossos têm um crescimento rápido. Este tipo de câncer atinge principalmente os ossos longos, sendo os mais comuns o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da canela), especialmente na região próxima ao joelho. Meninos e meninas têm uma chance igual de ter um tumor deste tipo até o final da adolescência. Depois da adolescência, meninos começam a ter maior risco. A causa do osteossarcoma ainda não é conhecida e há evidências de que esta doença pode ocorrer com maior frequência em determinadas famílias. O primeiro sintoma que costuma aparecer em pacientes com osteossarcoma é dor no local do tumor. Muitas vezes o diagnóstico definitivo é atrasado, pois essa dor é confundida com "dor de crescimento". Quando o tumor é descoberto, o paciente já pode ter dificuldade para andar. Em uma fase mais tardia o tumor passa ser visível como um abaulamento (caroço ou inchaço) na região do osso comprometido. Nos casos de tumores muito grandes, o paciente pode apresentar fratura (quebra do osso) devido à destruição do osso pelo osteossarcoma. Diante de sintomas suspeitos, o primeiro exame a ser solicitado é uma radiografia, que pode confirmar a suspeita de tumor ósseo. Para ter mais detalhes sobre o tumor, são realizados outros exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Para confirmar o tipo de tumor, é necessário fazer uma biópsia, ou seja, retirar um pedacinho do tumor para análise. A suspeita de osteossarcoma pode ser feita por qualquer profissional de saúde, mas o diagnóstico deve ser confirmado por um especialista na área (oncologista).

Referência: ACESS Medicine [Internet] Patel S.R., Benjamin, R.S. Soft tissue and bone sarcomas and bone metastases. In: Kasper, D. et al. eds. Harrison's principles of internal medicine. 19ed. New York: McGraw-Hill, 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 06 jun. 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!