terça-feira, 28 de junho de 2016

O que é lúpus eritematoso sistêmico?


O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença rara na infância que ocorre quando o sistema de defesa (imunológico) passa a atacar algumas partes do próprio corpo.

***
O lúpus eritematoso sistêmico faz parte do grupo das doenças autoimunes, ou seja, doenças que acontecem quando sistema de defesa do organismo (sistema imunológico) fica desorganizado e passa a atacar algumas partes do próprio corpo. É uma doença pouco comum na infância. Entretanto, ela pode acometer crianças e, principalmente, adolescentes. Ainda não se sabe o que causa o lúpus eritematoso sistêmico, mas sabe-se que, em se tratando de crianças e adolescentes, ele atinge sobretudo meninas a partir dos 15 anos de idade. Sabe-se também que parentes próximos (pais, filhos e irmãos) de pessoas com lúpus eritematoso sistêmico têm maior risco de vir a desenvolver a doença no futuro. O lúpus eritematoso sistêmico pode afetar diferentes partes do corpo e as partes mais frequentemente afetadas são: rins, pele, articulações (juntas), sangue, pulmão, coração, estômago, intestinos, fígado, e o sistema nervoso. Os sintomas desta doença são bastante variados. Em crianças, os sintomas mais comuns são: cansaço, febre sem uma causa aparente, perda de peso, dores articulares (nas juntas) e manchas na pele. Quando o médico, durante a consulta, identifica sintomas sugestivos de lúpus eritematoso sistêmico, ele pode solicitar exames de sangue para pesquisar a presença de anticorpos específicos que costumam estar presentes no sangue de pessoas com lúpus. Em crianças, o anticorpo mais frequentemente encontrado no sangue é o anticorpo antinuclear. Quando há suspeita desta doença, em geral, é necessária avaliação de um especialista (reumatologista).

Referência: Dynamed [Internet]. Systemic lupus erythematosus. Informação atualizada em 16 de março de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 21 maio 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!