quarta-feira, 8 de junho de 2016

O que é a febre do vírus Zika?



A febre do vírus Zika é uma infecção que pode causar febre, dor no corpo, conjuntivite, coceira e manchas na pele. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

***
A febre do vírus Zika é uma infecção causada pelo vírus Zika, que é transmitido, principalmente, pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite o vírus da dengue e da febre Chikungunya. Cerca de 80% das pessoas infectadas com o vírus da Zika não apresentam sintomas. Quando presentes, os sintomas mais comuns são leves: febre de início rápido (geralmente, com temperatura baixa e de curta duração), dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, conjuntivite, coceira e manchas vermelhas na pele, que apresentam um pequeno relevo. Os sintomas aparecem de 3 a 12 dias após a exposição ao vírus e resolvem-se entre 5 a 7 dias. Os estudos científicos sobre esta doença ainda são preliminares, mas observou-se um  aumento de casos de pessoas que desenvolveram a síndrome de Guillain-Barré (doença que afeta o sistema nervoso) durante o surto de vírus Zika, assim como do número de crianças que nasceram com microcefalia (cabeça com tamanho menor que o esperado) após suas mães terem sido infectadas pelo vírus Zika durante a gestação, principalmente durante os primeiros três meses da gravidez. Além disso, pesquisas científicas também revelaram que é possível a transmissão do vírus por via sexual, quando um dos parceiros está infectado. Outros meios possíveis de transmissão, como, por exemplo, através do sangue e do leite materno, estão sendo investigados.

Referência: Dynamed [Internet]. Zika virus infection. Informação atualizada em 19 maio 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 20 de maio de 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!