sexta-feira, 10 de junho de 2016

O que é febre Chikungunya?



A febre Chikungunya é uma doença causada pelo vírus Chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O principal sintoma é febre alta de início rápido.

***
A febre Chikungunya é uma doença causada pelo vírus Chikungunya. O vírus Chikungunya pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Os sintomas se iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo. Cerca de 30% dos casos de infecção não apresentam sintomas. A febre Chikungunya, diferentemente da dengue, não possui uma forma hemorrágica, e as complicações graves são raras. A maioria dos pacientes apresenta melhora após dez dias. No entanto, em recém-nascidos, pessoas idosas e indivíduos com outras doenças, a infecção pode evoluir para quadros graves e até fatais. Os principais sintomas da febre Chikungunya são: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e das mãos, além de dedos, tornozelos e punhos. Podem ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter febre Chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. O vírus só pode ser detectado em exames de laboratório.

Referência: Dynamed [Internet]. Chikungunya fever. Informação atualizada em abril de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 18 de maio de 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!