terça-feira, 14 de junho de 2016

O que é dengue?



Dengue é uma doença causada por vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Causa febre, náuseas, vômitos, manchas na pele e dores no corpo.

***
Dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus. Este vírus infecta o mosquito Aedes aegypti e é transmitido para as pessoas através da picada da fêmea do mosquito. Nem todos aqueles que foram picados desenvolvem a infecção. Os sintomas variam e, na maior parte das vezes, são leves. Entretanto, alguns casos podem levar à morte. Os principais sintomas da dengue são: febre (que começa 4 a 10 dias após a picada do mosquito), náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça e dores no corpo. É preciso ficar alerta e procurar atendimento médico rapidamente se a pessoa apresentar sintomas como dor na barriga; vômitos várias vezes por dia; sangramento de mucosas, como por exemplo, gengiva; e agitação ou muito sono. Estes sinais indicam que a dengue pode estar piorando. Quando a dengue grave já está instalada, a pessoa pode apresentar dificuldade de respirar, sangramentos intensos, funcionamento inadequado dos órgãos, pele amarelada, batimentos acelerados do coração, pulso fraco, mãos e pés frios e úmidos, respiração rápida, pressão baixa, e convulsões.

Referência: Dynamed [Internet]. Dengue. Informação atualizada em 08 maio 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 13 de maio de 2016.

Autor do resumo: Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!