segunda-feira, 2 de maio de 2016

Qual é o tratamento para síndrome nefrótica?


A síndrome nefrótica, geralmente, é tratada com medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores, e desaparece na adolescência.

***
O tratamento da síndrome nefrótica depende da causa do problema. A maioria dos casos em crianças é tratável com medicamentos anti-inflamatórios. Alguns casos, que não respondem aos anti-inflamatórios, podem beneficiar-se de medicamentos imunossupressores ou outros tipos de medicamentos. Além dos medicamentos, são tomadas medidas para ajustar a dieta, reduzindo a quantidade de sal ingerida. Medicamentos diuréticos raramente são necessários, mas podem ser úteis em alguns casos mais graves. A maioria dos casos de síndrome nefrótica em crianças responde bem ao tratamento e desaparece na adolescência. Alguns casos podem não responder ao tratamento com medicamentos, e podem levar o paciente a ter uma insuficiência renal crônica, que significa que o rim vai parando de funcionar aos poucos, e pode ser necessário, mais tarde, fazer diálise ou até mesmo um transplante renal, ou seja, transplante de rim.

Referência: Dynamed [Internet]. Nephrotic syndrome in children. Atualizada em Abr. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 28 abr. 2016

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!