segunda-feira, 23 de maio de 2016

Qual é o tratamento para refluxo vesicoureteral?



O tratamento para o refluxo vesicoureteral inclui o uso de antibióticos para o tratamento e prevenção das infecções urinárias, e cirurgia em alguns casos.

***
O tratamento para o refluxo vesicoureteral incluiu o uso de antibióticos, para o tratamento das infecções urinárias, e para evitar novas infecções. Isto pode ser feito até que o refluxo vesicoureteral melhore espontaneamente. Os antibióticos não são eficientes em proteger os rins das cicatrizes causadas pelas infecções. A decisão de usar ou não um antibiótico deve ser feita por um profissional de saúde, com base nos resultados de exames complementares e no quadro clínico do paciente. Em alguns casos, podem ser necessárias uma ou mais cirurgias para correção do refluxo vesicoureteral. Existe também um procedimento menos invasivo, chamado de injeção endoscópica periureteral que consiste na injeção de uma substância próxima à chegada do ureter na bexiga, para dificultar o retorno de urina para os ureteres. Esse procedimento é feito sem cortes na pele, usando-se um tipo de tubo com uma câmera, que é introduzido através da uretra. Este é um procedimento ambulatorial feito sob anestesia geral, mas a criança, geralmente, pode retornar para a casa no mesmo dia.

Referência: Dynamed[Internet]. Vesicoureteral reflux. Atualizada em agosto de 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 05 de maio 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!