segunda-feira, 2 de maio de 2016

Qual é o tratamento para o sopro cardíaco?


Geralmente, o sopro cardíaco não precisa de tratamento. Quando além do sopro, há uma doença no coração, o tratamento é realizado com medicamentos ou cirurgia.

***
Ao avaliar um paciente com sopro cardíaco em crianças, o médico faz uma avaliação inicial e, se o sopro for considerado inocente, isto significa que o coração é normal e não é necessário nenhum tratamento. Os pacientes com sopro cardíaco inocente podem ter atividades físicas sem restrições. Quando o sopro cardíaco é considerado patológico, ou seja, que é resultado de uma doença no coração, então o tratamento é necessário. Várias doenças diferentes podem ser a causa de um sopro cardíaco: infecções nas válvulas do coração, problemas nas válvulas do coração causado pela febre reumática (reumatismo no sangue), ou cardiopatias congênitas (malformações do coração presentes desde o nascimento). O tratamento vai depender da causa: as infecções devem ser tratadas com medicamentos antibióticos. Quando existe uma malformação do coração, alguns casos podem ser tratados com medicamentos, enquanto outros poderão necessitar de cirurgia cardíaca. Em alguns casos, o sopro pode desaparecer sozinho com o crescimento do paciente. O acompanhamento com o cardiologista pediátrico é indispensável em todos os casos de sopro cardíaco patológico.

Referência: [Dynamed]. Heart murmur in children. Informação atualizada em 18 dez. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 01 fev. 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!