segunda-feira, 9 de maio de 2016

Qual é o tratamento da asma em crianças?



O tratamento da asma é feito com medicamentos que facilitam a entrada e saída do ar nos pulmões, e com medidas que evitam novas crises de asma.

***
O tratamento da asma é dividido em dois tipos: o que alivia a crise de falta de ar e o que previne novas crises de falta de ar. O tratamento que alivia as crises é feito principalmente com medicamentos na forma de bombinha ou inalação. Este tipo de medicamento tanto facilita a entrada e a saída de ar nos pulmões quanto reduz a inflamação das vias respiratórias. Podem também ser usados medicamentos por via oral, como anti-inflamatórios. O tratamento que previne novas crises de asma, por sua vez, consiste em cuidados e medidas simples que são bastante eficazes no controle da doença, como, por exemplo, evitar contato com: poeira, mofo, pelos de animais, fumaça ambiental, fumaça de cigarro e outras substâncias, conforme a recomendação do médico. Quando essas medidas não são suficientes para prevenir as crises de falta de ar, podem também ser usados medicamentos em forma de bombinha ou inalação, e medicamentos por via oral. Uma crise leve de asma pode ser tratada em casa, usando os medicamentos em forma de bombinha, enquanto uma crise grave de asma pode levar ao atendimento de emergência e à internação hospitalar. A consulta com o médico deve ser realizada em intervalos regulares, de acordo com a orientação médica.

Referência: Dynamed [Internet]. Asthma in children. Informaçāo atualizada em 16 de janeiro de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos.. Acesso em: 30 jan. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!