segunda-feira, 23 de maio de 2016

O que é refluxo vesicoureteral?



O refluxo vesicoureteral ocorre quando a urina pode voltar, da bexiga, para um ou ambos os ureteres e, em alguns casos, para um ou ambos os rins.

***
O refluxo vesicoureteral é o fluxo anormal de urina da bexiga de volta para os ureteres e, às vezes, para os rins. Os ureteres são os tubos que ligam os rins à bexiga. O refluxo vesicoureteral é mais comum em recém-nascidos e crianças jovens, mas crianças mais velhas e até mesmo adultos podem ser afetados. Uma em cada 10 crianças têm refluxo vesicoureteral e ele pode ocorrer com maior frequência quando um irmão já foi afetado por esta condição. Estes resultados indicam que refluxo vésicoureteral é uma doença hereditária, ou seja, transmitida dos pais para os filhos. Alguns tipos desta doença podem melhorar espontaneamente com o crescimento da criança, mas existem formas da doença que necessitam de tratamento. Em muitos casos, uma criança com refluxo vesicoureteral não apresenta sintomas. Quando os sintomas aparecem, o mais comum é uma infecção urinária. O refluxo vesicoureteral pode levar à infecção porque a urina que permanece no trato urinário da criança fornece um lugar para crescimento e desenvolvimento de bactérias. Quando uma criança com refluxo vesicoureteral tem uma infecção urinária, as bactérias podem ir para o rim e causar uma infecção mais grave, chamada de pielonefrite. A pielonefrite pode deixar cicatrizes nos rins e causar insuficiência renal, ou seja, afetar o funcionamento dos rins. No entanto, a maioria das crianças com refluxo vésicoureteral que têm infecção do trato urinário se recupera sem complicações a longo prazo.

Referência: Dynamed[Internet]. Vesicoureteral reflux. Atualizada em agosto de 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 29 de abril 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!