segunda-feira, 16 de maio de 2016

O que é a paralisia cerebral infantil?



A paralisia cerebral infantil é um conjunto de alterações do movimento e da postura da criança causadas por lesões cerebrais.

***
A paralisia cerebral infantil é um conjunto de alterações do movimento e da postura, geralmente permanentes e não progressivas, causadas por lesões cerebrais. As causas mais comuns de paralisia cerebral são: desenvolvimento alterado do cérebro do bebê, ainda dentro do útero materno; fatores genéticos, isto é, transmitidos de pais para filhos; hemorragia cerebral, mais comum em bebês prematuros; e asfixia perinatal, isto é, quando falta oxigênio no cérebro do bebê que acabou de nascer. Os sintomas mais comuns da paralisia cerebral são: alterações na massa e na força dos músculos, alterações no tato, na comunicação e no comportamento, crises convulsivas e problemas gastrointestinais, como doença do refluxo gastroesofágico, e constipação intestinal (intestino preso). De cada 1000 bebês que nascem, cerca de 2 podem ter paralisia cerebral. Além disso, a paralisia cerebral é mais comum em meninos.

Referência: Portal Saúde Baseada em Evidências. Dynamed [Internet]. Cerebral palsy (CP). Informação atualizada em 29 dez. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 23 fev. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!