segunda-feira, 16 de maio de 2016

O que é hemangioma?



Hemangioma é um tipo benigno de tumor que ocorre em crianças, acomete principalmente meninas e se forma a partir de vasos sanguíneos.

***
O hemangioma é um tipo benigno de tumor que ocorre em crianças, acomete principalmente meninas e se forma a partir de vasos sanguíneos. Popularmente é conhecido também como: marca de nascença vascular, marca de nascença em morango, hemangioma morango, ou hemangioma juvenil. Em alguns casos, a criança já nasce com o hemangioma formado, mas em geral, ele surge entre a primeira e a oitava semanas de vida, cresce rapidamente durante seis a doze meses e depois diminui até aproximadamente os nove anos de idade, ficando estável, ou sumindo completamente. Os hemangiomas infantis são tumores relativamente fáceis de se identificar e, por isso, não se costumam pedir exames para a confirmação do quadro, bastando a observação atenta do médico para firmar o diagnóstico. Nos casos em que há dúvidas, entretanto, pode-se fazer uso de exames de imagem (como a ultrassonografia e a ressonância magnética) ou solicitar uma biópsia do tumor para análise com microscópio. Na maioria das vezes, os hemangiomas são restritos às camadas mais superficiais da pele e desaparecem completamente sem deixar sequelas ou causar complicação para a criança.

Referência: Dynamed [Internet]. Hemangioma in infants. Informação atualizada em 17 dez. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 15 mar. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!