quarta-feira, 25 de maio de 2016

O que é esofagite eosinofílica?



Esofagite eosinofílica é uma alergia que causa inflamação do esôfago, o tubo muscular que leva os alimentos da garganta para o estômago.

***
Esofagite eosinofílica é uma alergia que causa inflamação do esôfago, o tubo muscular que leva os alimentos da garganta para o estômago. Durante uma reação alérgica na pele, várias células se reúnem causando alguns sintomas como vermelhidão, inchaço e coceira. A mesma coisa ocorre no esôfago. No sangue, há uma célula chamada de eosinófilo. Eosinófilos são uma parte importante do sistema imunológico e há sempre pequenas quantidades no sangue e no intestino lutando contra parasitas e executando outras funções. No entanto, os eosinófilos podem causar problemas quando eles aparecem em grandes quantidades em outros lugares ao invés do sangue e do intestino. Se o paciente tem alergias temporárias, eosinófilos estarão presentes no nariz; se o paciente tem asma, os eosinófilos estarão nos pulmões; e se o paciente tem esofagite eosinofílica, os eosinófilos estarão no esôfago. A esofagite eosinofílica pode afetar qualquer criança de todas as etnias e níveis socioeconômicos. Crianças com esofagite eosinofílica muitas vezes têm outras doenças alérgicas como asma ou eczema. Trinta anos atrás, a esofagite eosinofílica era uma doença desconhecida. O número de diagnósticos tem aumentado de forma considerável nos últimos cinco anos. Não se sabe se isto é porque a doença tem se tornado mais comum ou porque ela está sendo reconhecida com muito mais frequência. A esofagite eosinofílica ainda é uma doença rara, ocorrendo em um número estimado de 1 a cada 1.500 crianças. Os pacientes com a doença geralmente apresentam náuseas, regurgitação, vômitos, dor abdominal e uma sensação de ardor semelhante a azia. Eles podem ter dificuldade em engolir. Muitas vezes eles sentem que algo está preso em sua garganta: isto é chamado de disfagia. Se a esofagite eosinofílica não for tratada, o esôfago pode se estreitar por causa da cicatriz que é formada. Isto é chamado de estenose. Recém-nascidos com esofagite eosinofílica podem não querer mamar, e podem frequentemente cuspir para cima e arquear as costas - um sinal de dor. As crianças mais velhas comem com relutância e, lentamente, não crescem tão rapidamente quanto o esperado, podem desenvolver aversões a alguns alimentos, e podem ter problemas para dormir. Eles podem queixar-se de azia e dificuldade para engolir. Às vezes a esofagite eosinofílica é diagnosticada depois que uma criança ou adolescente vai para o hospital com alimentos no esôfago, e é incapaz de tossir ou colocá-los para fora. Como a esofagite eosinofílica tem alguns sintomas parecidos com os da doença do refluxo gastroesofágico, essas doenças podem ser confundidas, e frequentemente estão associadas.


Referência: Dynamed[Internet]. Eosinophilic esophagitis in children. Atualizada em outubro de 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 20 de maio de 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!