terça-feira, 12 de abril de 2016

O que é obesidade em crianças e adolescentes?


Obesidade é o acúmulo de gordura corporal em excesso, resultando em aumento do peso corporal e vários problemas de saúde.

***
Obesidade é uma situação em que ocorre acúmulo de gordura em excesso no corpo, levando a aumento do peso corporal e a uma série de problemas de saúde. Os problemas de saúde relacionados à obesidade podem surgir já na infância ou somente na vida adulta. São eles: hipertensão (pressão alta), diabetes (açúcar alto no sangue), colesterol alto no sangue, aterosclerose (endurecimento e entupimento dos vasos sanguíneos), entre outros. Essas doenças diminuem o tempo que uma pessoa pode viver. A obesidade é uma doença que depende da interação entre muitos fatores genéticos, que são transferidos de gerações passadas para as novas gerações, e fatores não genéticos, tais como a ingestão calórica, ou seja, a quantidade e qualidade de alimento consumido, o nível de atividade física, a ativação do metabolismo corporal e os desequilíbrios hormonais. Diferentemente dos adultos, a definição de sobrepeso ou obesidade em crianças e adolescentes não é baseada apenas na relação entre o peso corporal e a altura, mas leva em consideração o que seria esperado para cada faixa etária. O médico irá consultar um gráfico ou tabela para saber se o resultado do índice de massa corporal (IMC) da criança está dentro do esperado, ou se está alto, indicando sobrepeso ou obesidade. A consulta com o pediatra ou o nutricionista é de grande importância para avaliar se a criança ou o adolescente possui sobrepeso, obesidade, ou se apresenta peso corporal adequado para a idade e altura. Além disso, é importante destacar que o uso de calculadoras disponíveis na Internet para o cálculo do índice de massa corporal (IMC) não substituem uma consulta com o pediatra ou com o nutricionista, pois esses realizarão uma avaliação mais específica que considerará as características da criança ou do adolescente, como seus hábitos.

Referência: Dynamed [Internet]. Obesity in children and adolescents. Informação atualizada em 10 fev. 2016. Disponível em: www.http://portalsaude.saude.gov.br. Acesso em: 14 fev. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!