terça-feira, 12 de abril de 2016

Qual é tratamento para a rinite alérgica?


O tratamento para rinite alérgica consiste em mudanças no ambiente doméstico e no uso de medicamentos antialérgicos e anti-inflamatórios.

***
O tratamento para rinite alérgica consiste em mudanças no ambiente doméstico e no uso de medicamentos. Inicialmente, as mudanças no ambiente doméstico incluem a identificação de substâncias que causam alergia (poeira, pólen, pelos de animais, perfumes, produtos de limpeza, alimentos), reduzir o uso ou a presença desses fatores no domicílio, e uso de solução salina nasal (soro fisiológico) regularmente. Compressas frias e úmidas podem ser usadas para aliviar a coceira nos olhos. Essas medidas são muito importantes para o controle da doença. Quando os sintomas não são controlados somente com as medidas ambientais, o uso de medicamentos pode ser necessário. Os medicamentos utilizados no tratamento da rinite alérgica incluem os antialérgicos, de uso oral ou local (spray nasal), e os anti-inflamatórios (corticosteroides), de uso local (spray nasal). Os medicamentos descongestionantes nasais, ou seja, aqueles que desentopem o nariz na hora, sejam de uso oral ou local, devem ser evitados, pois podem causar efeitos colaterais graves e podem até mesmo piorar a congestão nasal. O tratamento da rinite alérgica deve ser feito somente com a orientação de um profissional de saúde habilitado. Quando há melhora dos sintomas, o tratamento deve durar pelo menos 3 meses. A melhora do sintomas tem grande impacto na melhoria da qualidade de vida, no estado físico, emocional e social de pacientes portadores de rinite alérgica.

Referência: [Acess Medicine]. COVAR, R.A. et al. In: HAY, W.W. Jr. et al. eds. Current diagnosis & treatment: pediatrics, 22ed. New York: McGraw-Hill; 2013. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 01 fev. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!