terça-feira, 5 de abril de 2016

Qual é o tratamento para constipação intestinal em crianças?



O tratamento da constipação intestinal é feito com medicamentos laxantes, dieta equilibrada e treinamento para mudança de hábitos.

***
O tratamento inicial da constipação intestinal para crianças acima de um ano de idade é a desimpactação, ou seja, deixar o cocô mais mole, por meio de medicamentos administrados pela boca ou pelo ânus. Para menores de um ano, recomenda-se usar supositório de glicerina pelo menos uma vez. O tratamento de manutenção deve ser feito por um período de, no mínimo dois meses, com medicamentos, dieta equilibrada e treinamento para mudança de hábitos. Todos os sintomas devem ser resolvidos por, pelo menos, um mês antes de se considerar a interrupção do tratamento e, a partir desta etapa, deve-se diminuir o tratamento aos poucos. Os medicamentos utilizados no tratamento de manutenção são laxantes e óleo mineral. Com relação à dieta, deve-se aumentar o consumo de fibras naturais, incluindo grãos integrais, como aveia e farelo de trigo, além de frutas e legumes, e ingerir líquidos normalmente. Para crianças acima de 4 anos de idade, deve-se tentar fazer um treinamento no sentido de fixar um horário para fazer cocô, todos os dias, após as grandes refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Coloca-se a criança no vaso sanitário ou penico, orientando-a para fazer força para evacuar, e tentar por 5 a 10 minutos. As crianças devem se sentir confortáveis nestes momentos. Se necessário, colocar assento redutor no vaso sanitário e banquinho para apoio dos pés.

Referência: Dynamed [Internet]. Constipation in children.  Informação atualizada em ago. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 01 fev. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Regina Sawamura


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!