terça-feira, 12 de abril de 2016

Qual é o tratamento da displasia broncopulmonar?


O tratamento da displasia broncopulmonar é feito com oxigênio, medicamentos e uma dieta rica em calorias e vitaminas A e E.

***
O tratamento da displasia broncopulmonar varia de acordo com a idade da criança. Em geral, o paciente tem dificuldade em ser retirado do "respirador". Mesmo quando isto é possível, o paciente precisa usar oxigênio por um tempo, inclusive após a alta hospitalar, em alguns casos. Podem ser usados também medicamentos anti-inflamatórios (para reduzir a inflamação dos pulmões), broncodilatadores (para facilitar a entrada e saída de ar dos pulmões), e diuréticos (para diminuir o excesso de água nos pulmões). Também é preciso oferecer uma dieta rica em vitaminas A e E, além de aumentar o número de calorias por dia para que o bebê consiga ter energia para superar os esforços que faz durante a respiração. Para isso, muitas vezes, é necessário colocar uma sonda de alimentação, que é um tipo de tubo de borracha que entra pela boca ou pelo nariz e vai até o estômago. A displasia broncopulmonar pode melhorar muito com o crescimento do paciente, com redução progressiva dos sintomas.

Referência: Dynamed [Internet]. Bronchopulmonary dysplasia. Informação atualizada em fev. 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 14 mar. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!