terça-feira, 5 de abril de 2016

O que é diabetes tipo 1?



O diabetes tipo 1, ou tipo juvenil, ocorre quando o organismo não produz um hormônio chamado insulina, e o nível de açúcar no sangue (glicose) fica alto.

***
O diabetes tipo 1 é o tipo de diabetes que se desenvolve tipicamente em crianças e adultos jovens. No diabetes tipo 1, o organismo, mais especificamente o pâncreas, deixa de produzir um hormônio chamado insulina e o nível de açúcar no sangue (glicose) fica alto. É também chamado de diabetes juvenil, de aparecimento precoce, ou diabetes dependente de insulina. Na maioria dos casos, o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. O sistema imunológico normalmente produz anticorpos para atacar germes chamados de bactérias e vírus. Em doenças autoimunes, o sistema imunológico produz anticorpos contra parte ou partes do próprio corpo. Assim, quando se tem diabetes tipo 1, a pessoa produz anticorpos que se ligam às células do pâncreas que produzem insulina, destruindo-as. Como o pâncreas para de produzir insulina, o diabetes tipo 1 pode se desenvolver muito rapidamente, ao longo de dias ou semanas. Os fatores que desencadeiam o diabetes tipo 1 ainda são desconhecidos.

Referência: Dynamed [Internet]. Diabetes mellitus type 1. Atualizado em jan. 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 26 jan. 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!