terça-feira, 12 de abril de 2016

O que é rinite alérgica?


A rinite alérgica é uma doença que causa inflamação do nariz e da garganta, provocada pelo contato com substâncias que causam alergia.

***
A rinite alérgica é uma doença caracterizada por uma inflamação do nariz e da garganta, provocada pelo contato com substâncias que causam alergia. Essas substâncias podem estar presentes no ar ou nos alimentos, sendo associada à ocorrência de alergias a ácaros (pequenos insetos presentes na poeira doméstica), a pelos de animais domésticos, a pólen (pó de flores), e também a substâncias corantes usadas em alimentos industrializados. A rinite alérgica é a doença alérgica mais comum na infância, e afeta muito a qualidade de vida, bem como o desempenho e a frequência escolar. Estima-se que 13% das crianças tenham rinite alérgica, e que cerca de 80% das pessoas com rinite alérgica apresentam os sintomas antes de 20 anos de idade.  A rinite alérgica é caracterizada por coceira no nariz e nos olhos, espirros frequentes, entupimento do nariz, secreção clara no nariz, respiração pela boca, e dificuldade para se sentir os cheiros das coisas. Em alguns casos, podem haver também sintomas nos ouvidos, como coceira e dor. O paciente com rinite alérgica tem a sensação de estar sempre gripado. Esses pacientes podem ter dificuldade para respirar durante o sono, causando roncos e a sensação de que o sono não descansa. Eles também apresentam gripes, resfriados e sinusite com maior frequência do que as demais pessoas.

Referência: [Acess Medicine]. COVAR, R.A. et al. In: HAY, W.W. Jr. et al. eds. Current diagnosis & treatment: pediatrics, 22ed. New York: McGraw-Hill; 2013. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 01 fev. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!