terça-feira, 5 de abril de 2016

O que é a leucemia linfoblástica aguda (LLA)?



Leucemia linfoblástica aguda (LLA) é um tipo de câncer que causa aumento e crescimento anormal das células de defesa na medula óssea, sangue e outros órgãos.

***
A leucemia linfoblástica aguda (LLA) é um tipo de câncer que causa aumento e crescimento anormal dos glóbulos brancos (células de defesa do organismo) na medula óssea, sangue e outros órgãos. É o tipo de câncer mais comum em crianças. Os principais sintomas da leucemia linfoblástica aguda são: falta de cor nos lábios, cansaço, manchas roxas na pele, machucados que demoram a parar de sangrar, falta de ar, tontura, febre, perda de peso e dores nas juntas. Quando o diagnóstico da leucemia linfoblástica aguda é realizado logo no início da doença, e o tratamento é indicado e realizado corretamente, a chance de cura é muito grande.

Referência: [Acess Medicine]. The MD Anderson Manual of Medical Oncology. 2011. Chapter 1: Acute lymphoblastic leukemia. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em 27 jan. 2016.
[Dynamed]. Acute lymphoblastic leukemia/lymphoma (ALL). Informação atualizada em dez. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em 27 jan. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!