sábado, 2 de abril de 2016

O que é epilepsia?


Epilepsia é uma doença que causa convulsões. As convulsões caracterizam-se por perda da consciência e movimentos involuntários, em geral de curta duração.

***
A epilepsia é um dos distúrbios neurológicos mais comuns na infância. É definida como a ocorrência de duas ou mais crises convulsivas, ou convulsões, nos últimos 12 meses, sem presença de outros fatores como febre, ingestão de álcool, intoxicação por drogas ou abstinência. Convulsões são episódios de perda da consciência, acompanhados ou não por movimentos involuntários e repetitivos nos membros. A convulsão, na maioria das vezes, termina sozinha rapidamente. O estabelecimento do diagnóstico de epilepsia em crianças é complicado devido às várias formas de apresentação clínica das convulsões. Uma crise epiléptica é apenas uma manifestação de um distúrbio cerebral, e pode ser melhor avaliada levando em consideração outros fatores como idade, exame físico, e resultados de exames complementares. Estas informações devem ser reunidas pelo médico para estabelecer o diagnóstico, que é fundamental para a programação do tratamento. O conhecimento do motivo pelo qual as crises estão acontecendo pode ajudar o médico a escolher o melhor tratamento e evitar fatores que possam levar o paciente a apresentar convulsões. Alguns motivos que podem gerar crises convulsivas são: privação do sono, ou seja, não dormir bem, febre, uso de álcool, estimulação luminosa, preocupações e o uso de medicamentos.

Referencia: [Dynamed]. Epilepsy in children. Informação atualizada em jan. 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 27 jan. 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!