terça-feira, 12 de abril de 2016

O que é dermatite atópica?


Dermatite atópica é uma inflamação alérgica da pele, que geralmente começa na infância e causa inflamação, vermelhidão e coceira na pele.

***
Dermatite é algumas vezes chamada de eczema, e significa inflamação da pele. Existem diferentes tipos de dermatite, e o mais comum é a dermatite atópica. Pessoas com dermatite atópica tem uma chance maior de desenvolver outras doenças alérgicas, tais como asma e rinite alérgica. Dermatite atópica é o problema de pele mais comum tratado por dermatologistas pediátricos. Cerca de 65% dos pacientes desenvolvem sintomas antes de 1 ano de idade, e cerca de 90% desenvolvem sintomas antes dos 5 anos. Não é comum desenvolver dermatite atópica após os 20 anos de idade. Cerca de uma em cada cinco crianças em idade escolar tem algum grau de dermatite atópica. Em pacientes com dermatite atópica, a pele tende a ter menor oleosidade. Isto leva a um aumento na perda de água e uma tendência para a pele seca. Além disso, algumas células do sistema imunológico liberam substâncias na pele que podem provocar inflamação. A causa da dermatite atópica não é conhecida, mas fatores genéticos podem estar envolvidos. A doença ocorre em cerca de 80% crianças quando ambos os pais têm a doença, e em cerca de 60% das crianças quando um dos pais tem a doença. As áreas afetadas mais comumente são as dobras da pele, tais como a frente dos cotovelos e punhos, a parte de trás dos joelhos e ao redor do pescoço. No entanto, todas as áreas da pele podem ser afetadas. O rosto é comumente afetado em bebês com dermatite atópica. A pele inflamada coça. Se o paciente coçar muito uma parte da pele, ela pode ficar manchada e grossa. Às vezes, as áreas inflamadas da pele formam bolhas. A gravidade e duração dos sintomas variam de pessoa para pessoa. Nos casos leves, a doença pode causar apenas uma ou duas pequenas áreas de inflamação. Os sintomas podem ocorrer apenas uma vez. Em casos graves, os sintomas podem durar várias semanas e atingir muitas áreas da pele.

Referência: Dynamed [Internet]. Atopic dermatitis. Informação atualizada em fev. 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 03 mar. 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!