terça-feira, 12 de abril de 2016

O que é displasia broncopulmonar?


Displasia broncopulmonar é uma doença comum em bebês que nasceram antes do tempo ou com peso muito baixo, causada por diversos fatores.

***
Para explicar o que é a displasia broncopulmonar, é preciso falar sobre o desenvolvimento do bebê. Durante uma gravidez, o pulmão é um dos últimos órgãos a se formar. Por isso, há bebês que tem dificuldades para respirar quando nascem antes da hora (prematuros). Para ajudá-los, pode ser necessário usar um aparelho chamado “respirador”, que tem o objetivo de complementar as funções que o pulmão do bebê não consegue realizar sozinho. Mas, isto também pode causar lesões no aparelho respiratório, como inflamações, cicatrizes e acúmulo de água nos pulmões. Além disso, a doença pode também ser causada ou agravada pelo uso de altas concentrações de oxigênio, infecções nos pulmões ou em outros órgãos, e malformações do coração. Na tentativa de reparar todos estes problemas, as células do pulmão ficam alteradas e crescem mais do que o normal. Isto é o que chamamos de displasia broncopulmonar. Como resultado, o bebê pode necessitar usar medicamentos e oxigênio mesmo depois da alta hospitalar. Atualmente, esta doença ocorre mais com bebês que nascem com menos de 30 semanas de gravidez e com peso abaixo de 1200 gramas. Crianças com displasia broncopulmonar podem apresentar sintomas como respiração rápida, chiados no peito, dependência de oxigênio, ou até mesmo não conseguir sair do respirador por semanas ou meses. Além disso, o paciente pode desenvolver outras doenças, como por exemplo, pneumonia.

Referência: Dynamed [Internet]. Bronchopulmonary dysplasia. Informação atualizada em fev. 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 11 mar. 2016.
Access Medicine [Internet].   DEATRICK, K. et al. Pleura, Mediastinum, & Lung. In: DOHERTY,  G.M. et. al.eds. Current diagnosis & treatment: surgery.. New York: McGraw-Hill, 2015. http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 11 mar. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!