terça-feira, 12 de abril de 2016

O que é a coarctação de aorta?


A coarctação de aorta é o estreitamento de uma artéria chamada aorta, causando obstrução do fluxo de sangue para o corpo.

***
A coarctação de aorta é um estreitando da grande artéria que sai do coração, chamada de aorta. Esse estreitamento, que geralmente está presente desde o nascimento da criança, impede a passagem adequada de sangue para o corpo. Ele afeta cerca de 1 em cada 3 a 4 mil crianças nascidas vivas e é a causa de 3 em cada 100 mortes de recém-nascidos por malformações no coração. Trata-se de uma alteração que, muitas vezes, aparece em conjunto com outros problemas no coração. Esta doença pode ser percebida já nas primeiras horas de vida, ou antes da alta de um recém-nascido, quando deve ser realizado o "teste do coraçãozinho". Quando há suspeita de coarctação da aorta, a confirmação do diagnóstico é dada por um exame complementar chamado ecocardiograma. Os sintomas de um bebê com coarctação de aorta são: sopro cardíaco, respiração acelerada, baixo ganho de peso, dificuldade para mamar, aumento do tamanho do fígado, e pressão do sangue nas pernas mais baixa do que nos braços. Em crianças mais velhas, pode haver dificuldades para suportar exercícios físicos, bem como sopro cardíaco, pressão do sangue nas pernas mais baixa do que nos braços, e membros inferiores (pernas e pés) pouco desenvolvidos.

Referência: Portal Saúde Baseada em Evidencias. Dynamed [Internet]. Coarctation of aorta. Informação atualizada em 8 dez. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 23 fev. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!