terça-feira, 5 de abril de 2016

O que é astrocitoma?



Astrocitoma é um tumor de crescimento lento que afeta células do cérebro, gerando sintomas como dor de cabeça, vômito e perda de sensibilidade e movimentos.

***
Para explicarmos sobre o astrocitoma, antes precisamos falar algumas coisas sobre o funcionamento do corpo humano. Todos nós possuímos o sistema nervoso central, que é formado pelo cérebro e medula espinhal. Ele possui diferentes tipos de células, como por exemplo, os neurônios e os astrócitos. O neurônio é uma célula que é responsável por mandar estímulos do cérebro até um órgão do corpo. Os astrócitos são células que têm o formato parecido com uma estrela e ajudam no trabalho dos neurônios. Assim, o astrocitoma é um tipo de tumor, que cresce lentamente, e que se origina a partir dos astrócitos, daí o seu nome. É raro, sendo mais comum em crianças entre 5 e 9 anos de idade. Os principais sintomas são dor de cabeça, principalmente na parte da manhã; náuseas; vômitos; e perda parcial ou completa de sensibilidade e dos movimentos. Entretanto, podem aparecer outros sintomas, dependendo de onde o tumor está localizado, como torcicolo; falta de coordenação muscular; convulsão; e dificuldade para falar, enxergar, ou respirar. 

Referência: Dynamed [Internet]. Pilocytic astrocytoma. Informação atualizada em mar. 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 01 fev. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!