sábado, 2 de abril de 2016

O que é a asma?


A asma é uma doença inflamatória persistente caracterizada por episódios recorrentes de chiado no peito, falta de ar, desconforto torácico e tosse.

***
A asma é uma doença inflamatória persistente caracterizada por episódios recorrentes de chiado no peito, aperto no peito, falta de ar, desconforto torácico e tosse, principalmente à noite e pela manhã ao despertar. A asma é causada por uma resposta exagerada das vias respiratórias aos estímulos do ambiente como, por exemplo, a presença de poeira, poluição, pelos de animais e flores que soltam pequenos grãos (pólen). A asma afeta cerca de 5% da população mundial e tem aumentado constantemente nos últimos 40 anos. Durante a adolescência, a asma parece ser mais frequente em meninas do que em meninos. A asma é um motivo frequente de consultas em pronto-socorro no mundo todo, gerando faltas ao trabalho e à escola. O profissional de saúde, ao ouvir a história clinica contada pelo paciente, saberá identificar se o paciente apresenta asma. Entretanto, exames complementares podem ser necessários para o acompanhamento do tratamento.

Referência: Dynamed [Internet]. Asthma in children. Informação atualizada em 2 fev. 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos.. Acesso em: 16 fev. 2016.

Autor do resumo: Larissa Oliveira Almeida
Revisor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!